Média estadual de doentes é de 8,6 por cento; no sul, chega a 30 por cento

Covid-19
Imagem meramente ilustrativa

É bem claro para as autoridades baianas que o sul da Bahia, especialmente Ilhéus e Itabuna, vive um foco grave da Covid-19. Enquanto que a média estadual de casos positivos da doença é de 8,6 por cento, a região chega a apresentar um índice de 30 por cento ao dia, especialmente Itabuna, nas últimas 48 horas. Ilhéus tem 167 casos. Itabuna, 161.

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas atribui à região o fato de estar "puxando para cima" a média estadual.  "Isso é muito ruim", afirmou. Para ele, quanto mais cedo conseguir reduzir esse índice, será mais rápida a queda da curva. "A Taxa de crescimento é exponencial. O que significa isso? Significa que mais tempo a gente permenece com ela elevada, mais tempo a gente vai demorar para controlar a situação", afirmou.

Nos cálculos feitos pelo secretário, caso seja possível, em breve, reduzir a média estadual de 8,6 para abaixo de 7, o estado passa a ter número um pouco mais confortável até o meado de junho, com uma relativa adequação ao número de leitos adicionais colocados na rede. Caso não consiga, poderá haver necessidade de ocupação de UTIs onde hoje são atendidos baianos vítimas de câncer, AVC, hipertensão, com risco elevado de contaminar pacientes e profissionais de saúde.